18 de jan. de 2015

Made in Brazil - Made in Brazil (1974)



Ao colocar no mercado seu primeiro registro em vinil, no ano de 1974, o Made in Brazil disputava a luz dos refletores com nomes consagrados como Secos e Molhados, O Terço, Casa das Máquinas, Joelho de Porco, Som Nosso de Cada Dia, Mutantes e uma infinidade de outros, que contribuíram com generosas doses para a consolidação do cenário roqueiro tupiniquim como um dos melhores, mais vibrantes e aguerridos do mundo.
O disco em questão, que levava apenas o nome da banda, alusão clara ao produto tipo exportação, ficou mais conhecido como o “disco da banana”, referência sarcástica à marchinha “Yes, nós temos bananas”, composição de Braguinha imortalizada por uma já exótica e americanizada Carmen Miranda nos anos de 1940.
O abalo causado pelo lançamento do “disco da banana” catapultou o Made ao panteão dos grandes nomes do estilo no País. Com um som absolutamente sujo, alto e despretensioso – inspirado em Rolling Stones e no rock dos anos de 1950 – a banda emplacou sons como “Anjo da Guarda”, “Aquarela do Brasil” e “Tudo Bem, Tudo Bom”, que se transformaram em clássicos instantâneos e obrigatórios para entender melhor o fenômeno do rock nacional dos anos 70.
No fim do lado B da bolacha, a emblemática e apoteótica “Uma Longa Caminhada” desfere o último golpe, implacável, deixando atônitos os que ainda insistiam enxergar no rock nacional um artigo de segunda linha.
Com um lirismo simples e pegajoso que retratava o cotidiano do rock paulistano, cada estrofe e refrão receberam ainda um poderoso verniz despudorado da voz rasgada do lendário vocalista Cornélius, que deixaria a trupe na sequência para voltar e sair por uma dezena de vezes nos anos seguintes. Tivesse nascido em qualquer esquina da Inglaterra, Cornélius provavelmente receberia honrarias de chefe de Estado em seu funeral. No Brasil, passou despercebido.
Exatos 40 anos depois, a banda soma incontáveis sucessos, altos e baixos e muita, muita história para contar. De certo, o Made sempre esteve vivo, graças à perseverança do clã Vecchione, desafiando a lógica e perdurando por entre um sem número de tendências musicais com sua arma mais letal: o Rock´n´Roll.

Faixas:
1. Anjo da Guarda
2. A Mina
3. Doce
4. Aquarela do Brasil
5. Intupitou o Trânsito
6. Você Já Foi Vacinado
7. Tudo Bem, Tudo Bom
8. Vamos Todos à Festa
9. Menina Pare de Gritar
10. Uma Longa Caminhada

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário